quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Primeira Grande Guerra 1914-1918 (RESUMO)

Entre 1871 e 1914, durante a chamada belle époque, a sociedade européia, liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade. O desenvolvimento industrial trouxe para boa parte da população um conforto nunca antes experimentado, enquanto a ciência e a técnica abriam possibilidades inimagináveis de comunicação e transporte, com a invenção do telégrafo, do telefone e do automóvel.
Entretando, as disputas territoriais entre as potências e a má distribuição dos benefícios do progresso entre a população criavam um clima de instabilidade constante. O risco de um confronte iminente pairava no ar. Até que, em 1914, as previsões se confirmaram, com o início da "guerra que ia acabar com todas as guerras", como se constumava dizer na época. Na prática, não foi isso que o mundo assistiu. Outro conflito, maior e ainda mais devastador, iria eclodir 25 anos depois.
A expressão Grande Guerra, cunhada para o conflito que pela primeira vez na história envolveu todo o planeta, se justifica pelas proporções que o confronto alcançou, pelo aparato bélico que foi mobilizado e pela destruição devastadora que provocou. As novas armas, fruto do desenvolvimento industrial, e os métodos inéditos empregados nos combates deram aos países capitalistas o poder quase absoluto de matar e destruir.

Por volta de 1914, havia motivos de sobra para o acirramento das divergências entre os países europeus. Era grande, por exemplo, a insatisfação entre as nações que tinham chegado tarde à partilha da África e da Ásia; a disputa ostensiva por novos mercados e fontes de matérias-primas envolvia muitos governos imperialistas; e as tensões nacionalistas, acumuladas durante décadas, pareciam prestes a explodir. O que estava em jogo eram interesses estratégicos para vencer a eterna competição pela hegemonia na Europa e no mundo.

Causas do conflito:
A disputa colonial: buscando novos mercados para a venda de seus produtos, os países industrializados entravam em choque pela conquista de colônias na África e na Ásia.
A concorrência econômica: cada um dos grandes países industrializados dificultara a expansão econômica do país concorrente. Essa briga econômica foi especialmente intensa entre Inglaterra e Alemanha.
A disputa nacionalista: em diversas regiões da Europa surgiram movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar sob um mesmo Estado os povos de raízes culturais semelhantes. O nacionalismo exaltado provocava um desejo de expansão territorial.
Movimentos nacionalistas: os interesses da Alemanha, Rússia e França.
Entre os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no início do século XX, podemos destacar os seguintes:
· Pan-eslavismo: buscava a união de todos os povos eslavos da Europa oriental. Era liderado pela Rússia.
· Pangermanismo: buscava a expansão da Alemanha através dos territórios ocupados por povos germânicos da Europa central. Era liderado pela Alemanha.
· Revanchismo francês: visava desforrar a derrota francesa para a Alemanha em 1870 (Guerra Franco-prussiana) e recuperar os territórios da Alsácia-Lorena, cedidos aos alemães.
A situação conflituosa deu origem à chamada paz armada. Como o risco de guerra era bastante grande, as principais potências trataram de estimular a produção de armas e de fortalecer seus exércitos.
A política das alianças:
O clima de tensão internacional levou as grandes potências a firmar tratados de alianças com certos países. O objetivo desses tratados era somar forças para enfrentar a potência rival.
A Tríplice Aliança: formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália.
A Tríplice Entente: formada por Inglaterra, França e Rússia.
A explosão da guerra mundial
Assassinato de Francisco Ferdinando (Sarajevo, Bósnia, 28/06/1914): foi o estopim que detonou a Primeira Guerra Mundial, quando as tensões entre os dois blocos de países haviam crescido a um nível insuportável.
Principais fases: primeira fase (1914/1915) movimentação de tropas e equilíbrio entre as forças rivais; segunda fase (1915/1917) guerra de trincheiras; terceira fase (1917-1918) entrada dos Estados Unidos, ao lado da França e da Inglaterra, e derrota da Alemanha.
Entrada da Itália – A Itália, membro da Tríplice Aliança, manteve-se neutra até que, em 1915, sob promessa de receber territórios austríacos, entro na guerra ao lado de franceses e ingleses.
Saída da Rússia – Com o triunfo da Revolução Russa de 1917, onde os bolcheviques estabeleceram-se no poder, foi assinado um acordo com a Alemanha para oficializar sua retirada do grande conflito. Este acordo chamou-se Tratado de Brest-Litovsk, que impôs duras condições para a Rússia.
Entrada dos Estados Unidos – Os norte-americanos tinham muito investimentos nesta guerra com seus amigos aliados (Inglaterra e França). Era preciso garantir o recebimento de tais investimentos. Utilizou-se como pretexto o afundamento do navio “Lusitânia”, que conduzia passageiros norte-americanos.
Participação do Brasil – Os alemães, diante da superioridade naval da Inglaterra, resolveram empreender uma guerra submarina sem restrições. Na noite de 3 de abril de 1917, o navio brasileiro “Paraná” foi atacado pelos submarinos alemães perto de Barfleur, na França. O Brasil, presidido por Wenceslau Brás, rompeu as relações com Berlim e revogou sua neutralidade na guerra. Novos navios brasileiros foram afundados. No dia 25 de outubro, quando recebeu a noticia do afundamento do navio “Macau”, o Brasil declarou guerra à Alemanha. Enviou auxilio à esquadra inglesa no policiamento do Atlântico e uma missão médica.
Conseqüências da guerra: a) O aparecimento de novas nações; b) Desmembramento do império Austro- Húngaro; c) A hegemonia do militarismo francês, em decorrência do desarmamento alemão; d) A Inglaterra dividiu sua hegemonia marítima com os Estados Unidos; e) O enriquecimento dos Estados Unidos; f) A depreciação do marco alemão, que baixou à milionésima parte do valor, e a baixa do franco e do dólar; g) O surgimento do fascismo na Itália e do Nazismo na Alemanha.
Os "14 Pontos do Presidente Wilson"
Em mensagem enviada ao Congresso americano em 8 de janeiro de 1918, o Presidente Wilson sumariou sua plataforma para a Paz que concebia:
1) "acordos públicos, negociados publicamente", ou seja a abolição da diplomacia secreta; 2) liberdade dos mares; 3) eliminação das barriras econômicas entre as nações; 4) limitação dos armamentos nacionais "ao nível mínimo compatível com a segurança"; 5) ajuste imparcial das pretensões coloniais, tendo em vista os interesses dos povos atingidos por elas; 6) evacuação da Rússia; 7) restauração da independência da Bélgica; 8) restituição da Alsácia e da Lorena à França; 9) reajustamento das fronteiras italianas, "seguindo linhas divisórias de nacionalidade claramente reconhecíveis"; 10) desenvolvimento autônomo dos povos da Áutria-Hungria; 11) restauração da Romênia, da Sérvia e do Montenegro, com acesso ao mar para Sérvia; 12) desenvolvimento autônomo dos povos da Turquia, sendo os estreitos que ligam o Mar Negro ao Mediterrâneo "abertos permanentemente"; 13) uma Polônia independente, "habitada por populações indiscutivelmente polonesas" e com acesso para o mar; e 14) uma Liga das Nações, órgão internacional que evitaria novos conflitos atuando como árbitro nas contendas entre os países.
Os "14 pontos" não previam nenhuma séria sanção para com os derrotados, abraçando a idéia de uma Paz "sem vencedores nem vencidos". No terreno prático, poucas propostas de Wilson foram aplicadas, pois o desejo de uma "vendetta" por parte da Inglaterra e principalmente da França prevaleceram sobre as intenções americanas.
O Tratado de Versalhes: conjunto de decisões tomadas no palácio de Versalhes no período de 1919 a 1920. As nações vencedoras da guerra, lideradas por Estados Unidos, França e Inglaterra, impuseram duras condições à Alemanha derrotada. O desejo dos alemães de superar as condições humilhantes desse tratado desempenhou papel importante entre as causas da Segunda Guerra Mundial:
- Restituir a região da Alsácia-Lorena à França.
- Ceder outras regiões à Bélgica, à Dinamarca e à Polônia ( corredor polonês).
- Ceder todas as colônias.
- Entregar quase todos seu navios mercantes à França, à Inglaterra e à Bélgica.
- Pagar uma enorme indenização em dinheiro aos paises vencedores.
- Reduzir o poderio militar de seus exércitos limitados a 100 mil voluntários, sendo proibida de possuir aviação militar, submarinos, artilharia pesada e tanques, e o recrutamento militar foi proibido.
- Considerada a grande culpada pela guerra.
A formação da Liga das Nações: em 28 de abril de 1919, a Conferência de Pás de Versalhes aprovou a criação da Liga das Nações, com a missão de agir como mediadora nos casos de conflito internacional, preservando a paz mundial. Entretanto, sem a participação de países importantes como os Estados Unidos, União Soviética e Alemanha, a liga revelou-se um organismo impotente.
A ascensão econômica dos Estados Unidos no pós-guerra: os Estados unidos alcançaram significativo desenvolvimento econômico através da exportação de produtos industrializados. A Europa tornou-se dependente dos produtos americanos.

ESSE RESUMO FOI RETIRADO DO SITE : www.mundovestibular.com.br TODOS OS CRÉDITOS SÃO DE SEUS CRIADORES.

Armas Utilizadas Na Segunda Guerra Mundial


























segunda-feira, 27 de junho de 2011

Call Of Duty 3:Considerado por muitos o melhor dos jogos de tiro de ps2,contendo ainda sua versão para xbox entre outras plataformas....



Call of Duty 3 é o terceiro título da série Call of Duty, desenvolvido pela Treyarch, disponível para Xbox 360, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Portable, Xbox e Nintendo Wii. Assim como os títulos anteriores da série, também ambienta-se na Segunda Guerra Mundial. Entretanto, o jogo é focado num momento específico da 2ª Guerra Mundial, a Operação cobra, que faz parte da Invasão da Normandia, e não numa série de batalhas como nas duas edições anteriores.

jogabilidade

Este é o único jogo da série a não ser lançado para PC. Nunca num jogo se pôde controlar soldados de tantas nacionalidades diferentes, já que podemos controlar um soldado americano (Recruta Nichols), um soldado Inglês (Sargento James Doyle), um soldado Polaco (Tenente Bohater), e um soldado Canadense (Recruta de 1ª Classe Joe Cole). De maneira igual às séries anteriores, Call of Duty 3 começa com um pequeno tutorial, ensinando os movimentos básicos, como mirar, atirar granadas, agachar e rastejar.
Ao começar a primeira missão (Saint-lo), o jogador entra num caminhão com outros oficiais, quando um soldado atrasado começa a correr atrás do veículo e, neste momento, um pedaço de artilharia explode. O camião capota e o nosso soldado Nichols fica no chão e é ajudado pelos companheiros da infantaria, quando um deles e atingido na cabeça.
Depois, Nichols é ajudado a subir em um muro que o separa do inferno da guerra. Ele sobe o muro e começa o jogo.

Missões

Personagens

Estados Unidos da América:
- Sargento Frank McCullin (morto por um ataque de artilharia na quarta missão)
- Cabo Mike Dixon (promovido a Sargento quando McCullin morre, mais tarde é morto a tiro na última missão)
- R.P.C. Salvatore Guzzo (promovido a Cabo e a Sargento, como consequência das mortes dos seus colegas)
- Recruta Leroy Huxley (promovido a R.P.C. e a Cabo, aquando das mortes dos seus colegas)
Reino Unido:
- Major Gerald Ingram (Inglês)
- Cabo Duncan Keith (Escocês)
França (Resistência Maquis):
- Pierre Laroche
- Marcel
- Isabelle DuFontaine (Morre na missão 11 após ter tido problemas a colocar uma bomba num carro de combate.)
Polónia:
- Major Papa Jackawicz
- Sargento Kowalski(gravemente ferido por um tanque na missão 13.)
- Cabo Rudinski(morto no final do jogo)
- Recruta Marek Ulan
Canadá:
- Tenente Jean Guy Robichaud
- Sargento Jonnathan Callard (morre ao tentar corrigir um defeito de uma bomba na missão 12.)
- Recruta Leslie Baron (Enquanto estava a ajudar os poloneses na missão 13, levando o seu rádio de comunicação, é atingido na cabeça e morre instantaneamente.)
- Recruta Kyle Peterson (Tem dupla nacionalidade, uma Americano, outra Canadense.)


Multiplayer

No modo de Multiplayer podemos contar com vários mapas. Estes são:
Originais
-Abbaye du Deuil - Merville,França
-Arrête de Poisson - Angers,França
-Eder Dam - Kellerwald,Alemanha
-Le Chateau - Mayenne,França
-Fort du Crâne - Verdun,França
-Fuel Plant - Autun,França
-Carrefour de l´homme mort- Les Ormes,França
-Rue du Rasoir - Rouen,França
-Forêt d´ecoves - Argentan,França

Bonus
-Champs - Champagne, França

Fonte:Wikipedia.org

Resumo Do Filme O Resgate Do Soldado Ryan





A história se desenrola durante a Segunda Guerra Mundial, começando com o desembarque de soldados americanos na Normandia no Dia D, na Praia de Omaha como parte da operação para libertar a França ocupada pelos alemães.
Após o ataque, descobre-se que três irmãos Ryan morreram em combate. Ao capitão John Miller (Tom Hanks) e seus homens é designada a missão de resgatar o último filho, James Francis Ryan, que era parte do pelotão de paraquedistas que caiu no lugar errado, podendo estar em qualquer lugar da França. O soldado Ryan (Matt Damon) pertencia à 101 Company 506 Regiment. Era um airborne, ou seja um paraquedista altamente treinado para combater mas acima de tudo para defender pontos e objetivos estratégicos, como pontes, estradas, vilas e aldeias.
Depois de vários contra-tempos, a unidade do capitão Miller finalmente encontra Ryan vivo junto com seus companheiros paraquedistas sobreviventes. Mesmo depois de ser informado da morte dos irmãos, Ryan se recusa a abandonar seu posto e o personagem de Tom Hanks vê-se obrigado a escolher entre partir com a missão incompleta ou ficar e ajudar os paraquedistas a guardar uma ponte frente a um iminente ataque alemão. O capitão Miller decide então ficar e assume o comando da defesa. Horas depois eles estariam sob pesado ataque de vários blindados alemães e de ao menos 50 soldados de infantaria.
Na batalha que se seguiu, no climax do filme, os soldados de Miller conseguem impor pesadas baixas ao inimigo mas a um custo muito alto: boa parte dos paraquedistas e vários Rangers do Capitão Miller foram mortos. Miller ordena então que os sobreviventes recuem para a ponte e enquanto ele se preparava para explodi-la ele acaba sendo mortalmente ferido por um alemão. Frente a inevitavel derrota e morte, o Capitão Miller pega sua pistola Colt M1911 e começa a atirar num tanque alemão que tentava atravessar a ponte mas um avião-caça P-51 Mustang acaba destruindo o blindado e, depois da chegada de reforços americanos, os alemães batem em retirada. Ryan então se encontra com Miller que esta prestes a morrer e ai ele profere suas últimas palavras: "James... earn this. Earn it." (pt: "Faça por merecer.")
O filme se encerra com Ryan, já velho, observando o túmulo do Capitão Miller.


O Resgate do Soldado Ryan (no original em inglês, Saving Private Ryan) é um filme norte-americano de 1998 da Paramount Pictures, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks no papel do capitão John Miller e Matt Damon como o soldado Ryan. Tornou-se muito falado por suas realistas cenas de batalha e foi inspirado numa história real.
Recebeu cinco Oscars e um Globo de Ouro. Faturou US$ 479 milhões e é uma das 50 maiores bilheterias da história

O Que Foram As Bombas Nucleares Na Segunda Guerra Mundial ?

Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano Harry S. Truman nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945. Após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, a bomba atômica "Little Boy" caiu sobre Hiroshima numa segunda-feira. Três dias depois, no dia 9, a "Fat Man" caiu sobre Nagasaki. Historicamente, estes são até agora os únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares.[3] As estimativas, do primeiro massacre por armas de destruição maciça, sobre uma população civil, apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. A maioria dos mortos eram civis.

Bomba De Hiroshima



Bomba De Nagazaky


Modelo Da Bomba Atômica

Melhores Filmes & Jogos Que Retratam A Segunda Guerra Mundial

Para Aqueles Que Amam Jogos De Guerra,Aqui Estão Alguns Dos Melhores:

-Medal Of Honor

-Call Of Duty

-Brothers in Arms
Para Aqueles Que Amam Filmes de Guerra,Aqui Estão Alguns Dos Melhores:

-O Resgate Do Soldado Ryan

-Pearl Harbor

-As Utimas Horas De Hitller

-A Conquista Da Honra

-Band Of Brothers

-Além Da Linha Vermelha

-Cartas Para Iwo Jima